BURPEE: A REVOLUÇÃO DO FITNESS EM UM ÚNICO MOVIMENTO!
- Marcelo Silveira
- 8 de mai. de 2024
- 3 min de leitura
O Burpee é um dos exercícios mais completos e eficazes no mundo do fitness, conhecido por sua capacidade de trabalhar múltiplos grupos musculares e melhorar diversas capacidades físicas. Mas você sabe quem criou o Burpee e por quê?
Origem e Criação O Burpee foi criado pelo fisiologista americano Royal Huddleston Burpee na década de 1930. Desenvolvido como parte de sua tese de doutorado em Fisiologia Aplicada na Universidade de Columbia, o exercício tinha como objetivo inicial testar a agilidade, coordenação e aptidão física. O nome “Burpee” vem do sobrenome de seu criador, e o exercício rapidamente ganhou popularidade, especialmente durante a Segunda Guerra Mundial, quando foi incorporado ao treinamento militar dos Estados Unidos.
Finalidade do Exercício O Burpee é um exercício de alta intensidade que promove benefícios como facilitar o emagrecimento, melhorar a capacidade cardiorrespiratória e o condicionamento físico. Ele é composto por uma sequência de movimentos que incluem um agachamento, uma posição de prancha, uma flexão de braço e um salto vertical. Essa combinação ativa quase toda a musculatura do corpo, fortalecendo os músculos, aumentando a frequência cardíaca e promovendo a queima de calorias.
Importância para o Treinamento Físico A importância do Burpee para o treinamento físico reside em sua versatilidade e eficácia. Ele trabalha diversos grupos musculares, resultando em um melhor condicionamento físico, ganho de resistência do sistema cardiorrespiratório, auxiliando no emagrecimento, fortalecimento e definição muscular. Além disso, o Burpee melhora o equilíbrio e a coordenação motora, aumentando o desempenho em outras atividades e no dia a dia.
Uso Atual do Exercício Atualmente, o Burpee é utilizado em diversas situações, desde treinamentos militares até rotinas de fitness para o público geral. Ele é especialmente popular em programas de treinamento de alta intensidade, como o CrossFit, e é frequentemente usado em circuitos de treino para maximizar a eficiência do tempo e do esforço físico. O Burpee também é uma escolha comum para quem busca um exercício completo que possa ser realizado em qualquer lugar, sem a necessidade de equipamentos.
Execução
Atualmente, o burpee é reconhecido como um movimento que compreende seis etapas, desafiando o atleta a transitar por cada uma delas com rapidez e precisão:
Agache-se e apoie as mãos no chão, alinhadas com ou além dos pés.
Execute um salto, posicionando-se na prancha.
Realize uma flexão, levando o peito em direção ao solo.
Retorne à posição de prancha.
Dê um salto para trazer os pés de volta ao lado das mãos, assumindo a posição agachada.
Em um movimento explosivo, salte verticalmente, estendendo os braços para cima.
Conclusão
Apesar de o burpee original ser menos intenso do que a versão atualmente conhecida, era desafiador o suficiente para ser adotado pelos militares em 1942 como parte do teste de aptidão para os recrutas durante a Segunda Guerra Mundial. No teste inicial, os soldados tinham que realizar burpees por 20 segundos consecutivos. Porém, em 1946, o requisito foi aumentado para um minuto completo. Executar 41 repetições nesse tempo era considerado excelente, enquanto menos de 27 era reprovável.
Em essência, o Burpee nunca foi concebido para ser uma forma particularmente árdua de treinamento físico. No entanto, com a ascensão da popularidade de programas como CrossFit e eventos como Spartan Races, CrossFit Games e Civilian Military Combines, o burpee não apenas permaneceu, mas também gerou diversas variações excelentes, como o burpee box jump, burpee pull up, burpee jump over the bar, entre outras.
Agora que você conhece o Burpee em sua plenitude, diga-nos sinceramente: Você o ama ou o odeia com todas as suas forças?
REFERÊNCIAS
Algumas referências em língua portuguesa sobre o exercício Burpee:
QUER AVANÇAR NOS SEUS TREINOS OU NAS SUAS AULAS?
CONHEÇA AS NOSSAS DICAS SOBRE TREINO HIIT E TREINO FUNCIONAL.
Conheça treinos que podemos fazer em casa, de forma funcional e dinâmica. Dessa forma, trabalharemos diversas valências corporais, como: propriocepção, velocidade, agilidade, força, potência, e inúmeras funções que vão melhorar nosso condicionamento, além de trazer mais praticidade para as tarefas do dia a dia.
O método Funcional em Casa baseia-se em exercícios Hiit!
As pesquisas comprovam os inúmeros benefícios do treino HIIT (Treino intervalado de alta intensidade).
Aumento do metabolismo;
Melhora da capacidade cardiovascular;
Ganho de massa magra;
Queima de gordura acentuada;
E muitos outros…
Imagine se você pudesse ter todos esses benefícios sem precisar ficar horas na academia, em aulas de apenas 15 minutos por dia, que podem ser feitas onde e quando você quiser…
Com o Funcional em Casa você vai finalmente conseguir queimar gordura corporal, principalmente na região da barriga, tonificando o seu corpo com treinos rápidos, porém, altamente eficientes! Tudo sem equipamento, feito com o peso do próprio corpo.
Comentários